Translate

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Corset e Tight Lacing.

Bom dia, boa tarde e boa noite criaturas <3

Eu resolvi falar um pouquinho sobre o corset aqui, porque eu tenho recebido muitas perguntas a respeito dele e da prática via inbox.

Primeiramente eu quero dizer que nesse momento, a única coisa que você não precisa saber é, onde compra esse "negócio".

Vamos lá, para a pergunta premiada, que eu recebo toda vez que eu posto uma foto de corset:

- Onde você comprou essa cinta?

R: Isso não é uma cinta e toda vez que você chama um corset de cinta, um unicórnio morre! Então eu vou explicar as diferenças:
- Cinta:
A cinta não tem nenhum tipo de armação, nem nada do gênero. É um tecido, de baixa ou alta compressão que geralmente promete colocar as gordurinhas no lugar. Mas em geral ela não modela absolutamente nada e só serve enquanto você está com ela. Basicamente é um disfarce pra você colocar por baixo das roupas. Mas depois que tirar tudo volta pro seu lugar.

- Corselet: Eu descobri recentemente que Corselet (a palavra) é usado somente aqui no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo não existe essa diferenciação entre CorsetXCorselet, mas como aqui nós usamos o termo e pra fazer sua encomenda aqui você tem que entender a diferença, eu vou explicar.
Corselet aqui, pra nós é apararentemente igual ao corset, porém as barbatanas (a estrutura), são de plástico ou qualquer material bem maleável, ele é somente de uso fashion/estético, ele não pode ser usado pra tight lacing, porque ele não vai apertar absolutamente nada!

E finalmente chegamos ao nosso queridinho:

- Corset: O corset geralmente é feito sob medida, mas indiferente dele ter sido feito sob medida ou não, o que dá o nome de corset a ele é a sua estrutura, que é de ferro (tem outras também, mas vamos focar nisso) a estrutura dele não é maleável. Ele pode ou não ser usado pra tight lacing. Mas geralmente é.

Esclarecido essa diferença, não paguei nada porque não é uma cinta, rs.

- O que é Tight Lacing?
R: Tight Lacing de forma literal significa "laço apertado", mas quando falamos de treino de Tight Lacing nós queremos falar a respeito da prática com corset, que é de modelar de forma definitiva as costelas flutuantes. (Afinar a cintura), existem outros termos usados, que são mais específicos a respeito, mas esse é o mais usado e de fácil identificação.

Agora vocês sabem o que é a prática e como reconhecer a peça. <3

- Quando você fala treino de Tight Lacing, você quer dizer que faz exercícios com o corset?
R: Absolutamente, NÃO!
Quando nós nos referimos ao treino de Tight Lacing, estamos nos referindo somente ao uso da peça, se você fizer exercícios usando seu corset, provavelmente você vai danificar a peça e causar uma lesão no seu corpo.

- Qualquer um pode usar o corset?
R: Não. Mas eu não lembro qual é a lista de pessoas que tem restrição, além das grávidas. Hahaha.
Mesmo uma pessoa, aparentemente sem problemas de saúde, precisa passar por três médicos pra começar a práticar, o angio, gastro e orto.
Seu médico vai pedir exames, se der tudo certo com todos eles e mesmo assim seu médico não liberar a prática, aconselho você a pedir uma segunda opinião, já que muitos médicos ainda tem preconceito com a prática.

- Eu vou emagrecer usando corset? Preciso fazer dieta pra usa-lo?
R: Não vai emagrecer por conta da prática, certo? Certo! A prática em si, não ajuda a emagrecer, o que acontece é que como seu estômago vai passar um bom tempo comprimido, você provavelmente vai começar a comer menos porque seu estômago vai diminuir. Se você tiver muita gordura abdominal também, o corset ao longo do tempo vai modela-la, mas isso não é emagrecimento. Eu nunca vi meninas que fazem dieta por conta da prática, mas sim por conta dos exercícios e academia que são unidos ao Tight Lacing, mas você vai notar que não vai mais conseguir ingerir a mesma quantidade de alimento, e alimentos que produzem muitos gases já não serão mais tão bem vindos. Mas dieta especificamente pra Tight Lacing, em específico, eu não vi até o momento.

- Eu sou muito gordinha, posso usar o corset?
R: Costumamos dizer que Tight Lacing é sobre forma e não sobre tamanho. Indiferente de você ser muito magra ou muito gorda, você pode usar o corset, ele não é pra emagrecer ou criar musculatura, é pra modelar as costelas flutuantes.

- É só comprar o corset e usar?
R: Essa é a pergunta que faz 90% das pessoas desistir da prática em 5 segundos.
Não, não é só comprar e usar.
O corset imobiliza sua coluna durante horas e não só a coluna, então você vai precisar fazer exercícios, porque? Porque quando uma parte do nosso corpo fica imobilizada, ela começa a atrofiar, certo? É o que acontece com a coluna e a musculatura do abdômen. Por isso, você vai precisar fazer exercícios pra fortale-los, pra que eles não comecem a atrofiar.
Os exercícios são abdominais e exercícios pra lombar. 300 e 150 respectivamente. (Tem um motivo pra esses números certo, mas eu não lembro da explicação, mas são bem importantes.)

- Se eu usar e não fizer os exercícios, o que acontece?
R: Existem milhões de casos sobre o uso irresponsável do corset.
Mas eu vou exemplificar: Se você atrofia os músculos que te deixam de pé. Você não vai sentir força pra isso. O que vai acontecer é que você vai começar a manter a coluna cada vez mais torta quando tira-lo, sentir dores, até ficar totalmente dependente dele, ou até algo mais grave.
É por sua conta e risco.
Mas ficar dois dias sem fazer os exercícios, me matou de dor nas costas. Não aconselho pra ninguém não.

- Quanto eu posso reduzir praticando Tight Lacing?
R: As reduções são totalmente pessoais, dependem de você e do seu organismo.
Mas 10cm é uma redução muito grande já e se eu não me engano é o máximo (máximo muito já, tá?).

- Quanto tempo eu vou demorar pra reduzir?
R: Assim como a pergunta acima, é totalmente pessoal e do seu esforço, da sua vontade, da quantidade da redução e etc. Mas depois de alcançar as medidas desejas, você vai precisar usar o corset durante um ano, para que as medidas se fixem. :)

- Eu vi um corset pra vender nessas lojinhas, ele tem estrutura de ferro. Posso comprar?
R: Claro que pode, desde que ele não seja pra Tight Lacing.
O corset pra Tight Lacing, deve ser feito sob medida.
Porque? Porque os corsets, vendidos em lojas assim, não vão alterar somente a estrutura das suas costelas flutuantes, eles vão deformar sua caixa torácica e sua bacia. Ele não vai apertar somente a sua cintura. 
O corset sob medida vai apertar somente aquilo que pode e deve ser apertado: As costelas flutuantes.
Comprar um corset de lojinha pode sair bem barato e parecer atrativo, mas certamente ele vai comprometer sua saúde.
As vezes o barato sai caro baby.

- Ele realmente reduz as medidas definitivamente?
R: Sim.
Mas precisa ser paciente, você não vai dormir num dia com 80cm de cintura e acordar com 60cm, é uma prática que leva tempo, exige dedicação e paciência acima de tudo.

- Ele vai te sufocar? Doer?
R: Se o corset sob medida causar isso em você, com certeza tem algo errado com as medidas.
Ele não comprime a caixa torácica, nem a bacia.
Se o seu corset não for sob medida, como eu disse logo acima, ele não é pra Tight Lacing, não tem com quem reclamar.
Claramente, que se você é adepta das blusinhas larguinhas e etc., talvez sinta um leve desconforto nos primeiros dias de uso, por ter algo de apertando o tempo todo. Mas ele não vai te causar dor, ou falta de ar.

- Tia Vê, eu posso usar ele o dia todo e só tirar na hora dos exercícios?
R: Eu vi muita especulação a respeito das horas de uso. Eu geralmente acabo ficando com ele 12h que é o tempo que eu termino os exercícios, até deitar e acordar no dia seguinte. Não mais que isso. Mas o ideal seria entre 8h e 12h, porém antes disso, você vai passar por um período de adaptação aumentando as horas gradativamente.

- Ainda não desisti de praticar Tight Lacing mesmo depois de ter lido o post todo. posso saber onde compra?
R: Chegamos na parte legal do post que é o que você queria saber. E onde eu comprei o meu.
Existem muitas grifes que são recomendadas em grupos de Tight Lacing e existem grifes menores.
Antes de comprar o meu corset eu passei um ano lendo a respeito, vendo evoluções, acompanhando o trabalho das Corset Makers que estavam na "minha lista de compras", escolher o sua Corset Maker/Grife, vai do seu gosto, eu acabei escolhendo depois de acompanhar durante uns meses uma delas, pelo preço e atendimento. Mais pelo atendimento, que eu achei super incrível e mega solicito.
Vai de cada um, mas você tem que fazer sua própria pesquisa, talvez futuramente eu faça um post somente falando sobre as grifes mais recomendadas e resenhas.

Eu comprei o meu com a Laris Corset Maker, vocês podem achar o perfil dela no face. <3

Sobre as medidas, tecido, estampa, tudo isso, você vai receber orientações diretamente da sua Corset Maker.

Eu juro que vou fazer posts sobre minha evolução, com fotos, (as fotos de como eu recebi meu corset eu perdi, porque eu fui assaltada e elas estavam no celular, mas eu vou tirar fotos dele, com ele e etc).

Esse é o básico, do básico, do que eu tirei por experiência própria lendo, e acompanhando quem prática. Pra responder perguntas gerais, toda vez que eu posto uma foto de corset. <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário